Com o objetivo de melhorar a comunicação e o relacionamento com seus clientes e cooperados, a Unimed Curitiba, uma das maiores operadoras de saúde da região sul do Brasil, investiu em um novo portal que disponibiliza informações e funcionalidades de forma mais ágil e dinâmica. Com o novo site, a empresa ampliou o acesso dos médicos cooperados, beneficiários, prestadores de serviços e fornecedores aos serviços prestados pela cooperativa médica. O novo layout também oferece uma interface mais moderna e identidade visual em sintonia com a cidade de Curitiba. 

A solução utilizada foi o software Websphere Portal®, da IBM, implementado pelo parceiro de negócios Ascendant. O projeto engloba ainda o gerenciador de informações corporativas IBM Lotus Web Content Management® e os softwares Lotus Quickr® e Lotus Sametime®, que permitiram melhorar a colaboração da Unimed Curitiba com os seus médicos cooperados.

“A nova solução permitiu que a comunicação fosse mais direcionada, reduziu o tempo de atualização e publicação de conteúdo no portal, conseguindo uma resposta mais rápida e eficiente”, afirma Gilmar Ragonetti, Gerente de TI da Unimed Curitiba. Entre os principais benefícios do projeto estão a fidelidade na disponibilização da informação, a atualização de sites internos e externos de forma rápida e fácil, reduzindo o tempo de navegação na web, o layout flexível e padronizado e a melhora na segurança e velocidade na realização de mudanças.

“A IBM foi a única empresa a apresentar uma solução única para desenvolvimento do Portal e ferramentas de colaboração. Oferecemos ao cliente um roadmap de produto claro e consistente, além disso, nosso projeto necessitava de um menor tempo de customização”, explica Carlos Tech, gerente de vendas de software da IBM Brasil.

“Um dos principais desafios do projeto foi integrar funcionalidades do sistema de gestão ao novo portal. Hoje, temos uma interface de fácil manuseio, onde a própria cooperativa é responsável pela publicação e gerenciamento do conteúdo. A descentralização na atualização das informações do portal permitiu, ainda, uma maior participação das áreas internas na construção do seu conteúdo”, diz Gilmar Ragonetti. “Hoje conseguimos trabalhar em colaboração na edição, consenso, aprovação e publicação da informação. Com isso, abrimos novos canais de relacionamento com nossos diversos stakeholders”, completa.

"A Unimed Curitiba saiu na frente com este projeto, pois mostra que existem tecnologias disponíveis na área de saúde e experiência para implementá-las. A Ascendant se orgulha de fazer parte deste resultado”, diz João Flavio Vendrúscolo, Diretor Comercial da Ascendant do Brasil.