CELESC

Celesc atua há mais de 60 anos no setor elétrico.

Estruturada como holding em 2006, a Companhia possui duas subsidiárias integrais, a Celesc Distribuição e a Celesc Geração, detém o controle acionário da SCGÁS e mantém participações em empresas afins do setor elétrico e da área de infraestrutura. 

A Celesc chega ao novo milênio com uma história de muitas conquistas. Ao longo dos seus 55 anos de existência, construiu uma imagem de reconhecida competência em sua área de atuação. É uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, com destaque em âmbito nacional e internacional principalmente pela qualidade de seus serviços. A marca de dois milhões de clientes foi alcançada em novembro de 2004. Quando a Celesc foi criada, em 1955, esse era o número de habitantes de Santa Catarina. O Estado cresceu junto com a empresa, que começou sua história atendendo menos de 35 mil consumidores em 16 municípios. 

Em 2006, atendendo ao modelo preconizado pela atual legislação do setor elétrico nacional, a Celesc foi estruturada como Holding, com duas subsidiárias integrais, a Celesc Geração S.A. e a Celesc Distribuição S.A., mantendo participações nas empresas Dona Francisca Energética S.A. – DFESA, Empresa Catarinense de Transmissão de Energia Elétrica - ECTE, Companhia Catarinense de Água e Saneamento - CASAN, e Usina Hidrelétrica Cubatão S.A., além de outras pequenas participações acionárias.

Incrementando seu portfólio de negócios, em 2007 a Holding adquiriu o controle acionário da Companhia de Gás de Santa Catarina - SCGÁS, empresa detentora da concessão para exploração dos serviços de distribuição de gás canalizado em todo o Estado de Santa Catarina firmado em 28 de março de 1994 com prazo de vigência de 50 anos.

Em 2009, a Holding ampliou sua participação na área de transmissão de energia elétrica adquirindo mais ações da ECTE e, nos últimos dois anos, tem atuado fortemente para viabilizar projetos na área de geração de energia, por meio da sua subsidiária de geração.

Na figura abaixo, é possível visualizar os marcos do Setor Elétrico Nacional entre 1993 e 2005, determinaram o desenho de uma nova estrutura para a Celesc. Nasce, em outubro de 2006, a Celesc Holding com duas subsidiárias integrais: a Celesc Distribuição S.A. e a Celesc Geração S.A.